quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PROFESSOR PAVAN - o sempre lembrado

Neste 12 de junho, durante uma aula de História da Arte no MASP, reencontrei uma GLETIANA. Identificação saida de meia duzia de palavras informais no tempo que precede a aula. Gletianos se entendem e sempre falam de seus professores. E agora falamos do professor Pavan que está na primeira linha de meu pensamento pela exposição e envolvimento. 

E a gletiana Myriam Gonçalves de Oliveira que cursou História Natural da FFCL –USP na Glette, entre 1958 e 1961 me contou uma historinha de algo acontecido há 50 anos e que eu reproduzo aqui.

Diz Myriam:
“No ano de 1960 minha turma fez uma excursão a Rio Claro para conhecer o trabalho do professor Warwick Kerr com abelhas. Durante a excursão, a turma cantou em homenagem ao professor Pavan paródia com a melodia PADAM de Edith Piaf:
Pavan, Pavan, Pavan
Ele é sempre o nosso galã
Pavan, Pavan, Pavan
O estudo é o seu afã
Pavan,Pavan, Pavan
Dobzhansky, De Vries na lembrança
Malha preta, varinha na mão, que amor
Não vá estourar doutor!!

Continua Myriam:
“Na década de 70 fui assistir a uma palestra do professor Pavan no Colégio Bialik sobre Engenharia Genética, conversei com ele, cantei-lhe a musiquinha e ele lembrou de nossa turma e da excursão a Rio Claro. 

As suas aulas eram muito vibrantes e agradáveis. Ele nos introduziu na maravilha da Genética e sua engenharia.”

Não resisti e estou passando para todos esse depoimento expontâneo, sincero e emocionado de alguem que recebeu seus ensinamentos há 50 anos. 
Neuza Guerreiro de Carvalho – Gletiana 1951

Nenhum comentário:

Postar um comentário